top of page

Yoga em família — amor, diversão e benefícios sem fim


Mais do que um desporto da moda, o yoga é um estilo de vida. A sua prática tem inúmeros benefícios e é por isso que não para de recolher adeptos. Ajuda a harmonizar a mente, o corpo e o espírito, melhora a postura, fortalece as articulações, aumenta a flexibilidade e ajuda a tonificar o corpo. Numa sociedade de ansiosos, ganha ainda mais relevância porque pode ajudar a controlar os níveis de stress. É o que yoga envolve exercícios de respiração — os pranayamas muito úteis para o controlo da ansiedade. Estes consistem numa série de inspirações e expirações controladas e regradas, são feitos com o corpo sentado, numa postura meditativa e confortável, claro. Quer as inspirações, quer as expirações, devem ser profundas e completas. Quando se expira pela boca, devem posicionar-se os lábios como se se fosse assobiar.

Como se tudo isto não bastasse, acontece que esta prática pode ser muito útil nas relações interpessoais, até no seio familiar. Ao praticarmos yoga com outras pessoas, podemos sentir-nos em maior sintonia com elas. No que toca às pessoas com quem vivemos, essa sintonia acaba por ser essencial para uma vida doméstica saudável e em que todos se dão bem.

O yoga em família

Uma das melhores partes do yoga em família é que não há regras: pode ser feito com os pais, com os tios, com os primos, com os avós. Treinam-se várias asanas (posturas) e fazem-se atividades em família. O suposto é envolver toda a gente nos diferentes exercícios, para que todos sintam o momento do mesmo modo. Para que relaxem, para que se divirtam e para que sejam felizes (é que durante a prática do yoga, são libertadas endorfinas as famosas hormonas da felicidade).

Mais conexão e proximidade

Diz quem o faz, que quando se pratica yoga, há uma conexão com a nossa essência — com o que somos e com o que sentimos. É que para além da física, esta prática tem uma componente filosófica e espiritual muito importante, que não deve ser esquecida. Em grupo, teremos oportunidade de nos conectarmos com quem está à nossa volta. Esta conexão pode ajudar-nos a aceitar os outros como são e a estabelecer com eles uma melhor relação — uma ligação mais profunda. Praticado em família, o yoga acaba por aproximar as pessoas e aumentar o respeito entre elas.


Menos conflitos familiares

Durante a prática do yoga o objetivo é equilibrar o corpo, a mente e as emoções. Praticá-lo em família pode ajudar a harmonizar as emoções, tantas vezes conflituantes, dos vários membros. Em última análise, pode ser útil para minorar conflitos e zangas domésticas.


Melhor respiração, mais calma e paciência

Já aqui falámos dos exercícios de respiração que se aprendem no yoga. Estes ajudam a controlar a ansiedade e, consequentemente, a ter mais calma e paciência para lidar com os desafios do dia-a-dia, sejam eles internos ou externos. São, na verdade, muito úteis para todos os membros da família, para uma melhor gestão dos momentos de maior tensão. A respiração é a chave!


Mais tempo de qualidade

Praticar yoga com a família é interagir de forma saudável, ter tempo de qualidade com quem mais se ama e aprender sobre autocontrolo, equilíbrio e respeito. Tudo isto, enquanto se treinam posturas, respiração e se melhora a flexibilidade. Para além disso, num mundo tão rápido como o de hoje, é muito benéfico para as crianças pararem um pouco para se conectarem com elas mesmas e, neste caso, com os outros.

Em Portugal, há cada vez mais oferta de aulas de yoga para bebés, crianças e adolescentes. Na Escola de Yoga, em Leça da Palmeira, a oferta estende-se para toda a família com as aulas de Familyoga.


237 views0 comments

Comments


bottom of page